6 dicas para evitar que seu celular seja roubado

Data: 1 de setembro de 2016 Por: Tele-Alarme
Em: Dicas de Segurança

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não carrega um smartphone consigo para todo lado. Infelizmente, bandidos estão sempre em busca de pessoas distraídas e despreparadas para praticar o furto desses aparelhos, causando prejuízos e transtornos porque, afinal, são objetos que carregam muitas informações pessoais. E para ajudá-lo a prevenir-se desse tipo de risco, separamos aqui 6 dias para evitar que seu celular seja roubado. Confira:

01 – O que não é visto, não pode ser furtado

Muitas pessoas têm o costume de andar com o celular na mão enquanto checa as redes sociais, mas, em ruas muito movimentadas, isso pode ser perigoso: a maioria das abordagens acontece quando o bandido passa correndo ao lado da vítima e arranca o aparelho de suas mãos, a deixando sem reação. É preciso, também, tomar cuidado em restaurantes e bares movimentados: jamais deixe seu celular sobre a mesa ou balcão. Às vezes, o furto acontece sem que você sequer perceba.

02 – Ao atender ligações, prefira lugares fechados

Caso você precise atender uma chamada de emergência enquanto transita por uma via pública, prefira fazer isso em algum estabelecimento comercial. As chances de você ser assaltado em uma loja, supermercado ou Shopping Center são bem menores.

03 – Cuidados no transporte coletivo

Ao andar de ônibus, evite usar o celular quando estiver sentado próximo a uma janela com os vidros abertos, uma mão sorrateira pode invadir o veículo e furtar o aparelho facilmente. Quando estiver viajando em pé, o ideal é não carregar o celular no bolso de trás da calça porque, com o movimento das pessoas, você pode nem perceber que chegou ao seu destino com um objeto a menos.

04 – Antecipe a abordagem

Sabe aquele celular antigo que todo mundo tem em casa? Ele pode ser bastante útil! Se souber que vai para algum lugar com alto índice de assaltos, é só colocar ele na bolsa e, caso haja a abordagem, basta entregar o aparelho antigo para o assaltante. Dessa forma, o prejuízo será bem menor e você não colocará sua vida em risco reagindo a um assalto.

05 – No trânsito

Jamais deixe seu celular à mostra no interior de algum veículo estacionado, assaltantes podem quebrar o vidro do carro para afanar o aparelho, o que te deixa com um prejuízo duplo. Além disso, falar ao celular no trânsito, além de ser crime e perigoso, pode aumentar o risco de assalto em vias públicas.

06 – Não acredite na sorte

Muitas pessoas são assaltadas porque não tomam providências de prevenção, acreditam que isso nunca vai acontecer com elas. Mas, com a atual situação nas grandes cidades, é preciso pensar em segurança. Invista em aplicativos que podem rastrear seu celular em caso de furto e apagar os dados logo após a ocorrência. Alguns aparelhos vêm com sistemas de segurança que os tornam inutilizáveis através de uma assistência remota. É importante, também, fazer um backup do aparelho sempre que possível porque, dessa forma, seus arquivos não serão comprometidos em caso de furto.

  • Tainara Manrich

    primeiro site com boas dicas