Segurança para elas: dicas de prevenção

Data: 23 de março de 2017 Por: Tele-Alarme
Em: Dicas de Segurança

Danger at nightA verdade é que todas as pessoas precisam pensar em sua própria segurança e tomar medidas de prevenção, independentemente do gênero. Porém, as mulheres são um dos alvos preferidos de bandidos, que acabam enxergando esse tipo de vítima como alguém mais fácil de ser dominado.

E como março é o mês da mulher, separamos algumas dicas de segurança especialmente para elas: confira!

01 – Fique atenta

Seja na chegada ou saída de casa, lembre-se de sempre checar seus arredores antes de fazer qualquer coisa. Se perceber alguma movimentação suspeita, como pessoas estranhas em telefones públicos ou no interior de veículos estacionados durante muito tempo no mesmo local, tenha a atenção redobrada e, antes de entrar ou sair de casa, aguarde até que se sinta totalmente segura.

Prestar atenção nos seus arredores também é importante quando você já está na rua, olhe sempre para os lados e para trás. Se perceber que está sendo seguida, jamais vá para casa, procure um lugar bem movimentado (como um supermercado ou loja) e peça ajuda. Caso um suspeito venha em sua direção, não hesite em atravessar a rua e mudar seu trajeto.

Andar com as chaves de casa na mão pode dar a entender que você já está chegando ao seu destino, fazendo com que o meliante escolha outra vítima para assaltar. As chaves, assim como outros objetos (como guarda-chuvas), também podem servir de arma, caso seja realmente necessário.

02 – No trânsito

Ao entrar em seu veículo, é importante certificar-se de que não há ninguém escondido no banco traseiro, boa parte dos assaltos e sequestros acontecem dessa forma. Procure sempre dirigir na faixa do meio e, se não for possível, opte pela faixa da direita: é mais fácil para o bandido fazer a abordagem se ele tiver acesso à janela do motorista. Colocar películas escuras nos vidros do carro ajuda a ocultar a imagem do motorista, fazendo com o que o assaltante não tenha certeza sobre seu gênero e porte físico.

Por mais que você se sinta tentada, evite fazer compras com ambulantes nos semáforos. Um tipo de golpe comum é quando o bandido envia alguém para verificar se o veículo tem algo de valor e, ao abrir o vidro para o vendedor, você acaba se expondo e corre o risco de ser abordada mais tarde.

03 – Em casa

Caso você more sozinha ou esteja só, verifique sempre se todas as portas, portões e janelas estão trancados. Se ouvir uma movimentação estranha dentro de casa, isole-se em um cômodo e tranque a porta para, se possível for, acionar as autoridades. É importante, também, manter as cortinas fechadas, a fim de dificultar a visão de dentro do imóvel. Prefira receber entregas longe da porta de entrada, o entregador pode perceber que você está sozinha, passar essa informação para terceiros e colocar sua segurança em risco.

O ideal é contar com uma empresa de segurança na sua residência. Só a presença dos equipamentos e da placa pode afugentar os meliantes: eles encontram dificuldades já na primeira etapa da abordagem e podem desistir da ação.

04 – Caso a abordagem aconteça

Lembre-se de que sua vida vale mais que qualquer bem material. Não reaja ao assalto, não faça movimentos bruscos e evite olhar nos olhos do bandido, esse tipo de atitude pode torná-lo violento e colocar sua vida em risco. Encare essa situação como algo passageiro, quanto mais rápido você entregar seus pertences, mais rápido ela irá passar. Tente memorizar traços físicos do assaltante e, após a abordagem, procure as autoridades para fazer a denúncia e descrever a aparência autor do crime.